![]() |
"Judensau" esculpido na Igreja Luterana de Wittemberg |
Boa tarde Amigos, postagem interessante do Blog de Israel sobre antissemitismo, resolvi publicar, toda matéria no link no final do texto.
Conflitos surgem sobre o "Judensau", uma escultura de pedra na Igreja de Stadtkirche – Wittemberg - Alemanha, mostrando judeus que se amamentam nas tetas de uma porca enquanto um rabino olha sob sua cauda.
Times of Israel – 31 de outubro 2017
BERLIM, Alemanha (AFP) - Uma fileira amarga sobre uma escultura antissemita medieval em uma parede da igreja corre o risco de ofuscar as celebrações da Alemanha na terça-feira para marcar o 500º aniversário da Reforma, a mudança teológica sísmica iniciada pelo teólogo alemão Martinho Lutero.
A escultura de baixo relevo no coração da disputa data de cerca do séc. XIII e é um dos últimos exemplos de arte vulgar anti-judaica popular da Alemanha, que era comum na Europa durante aquela época.
A imagem de pedra gráfica mostra judeus que se amamentam das tetas de uma porca enquanto um rabino olha atentamente sob sua perna e cauda. O simbolismo odioso é que os judeus obtêm seu sustento e sua escritura de um animal imundo.
Muitas igrejas na Idade Média tiveram esculturas semelhantes de "Judensau" (porcos judeus), que também foram destinadas a enviar a mensagem de que os judeus não eram bem-vindos em suas comunidades.
No entanto, sua proeminência na fachada da Igreja Stadtkirche na cidade de Wittenberg, no leste da Alemanha, deriva da importância do edifício, onde Lutero, ele mesmo um antissemita notório, pregou dois séculos depois.
Foi em Wittenberg que Lutero pregou suas 95 teses na porta de outra igreja, em 1517, levando a uma separação com a Igreja Católica Romana e ao nascimento do protestantismo. O teólogo argumentou que os cristãos não podem comprar ou ganhar o caminho para o céu, mas devem apenas entrar pela graça de Deus, marcando um ponto de mudança no pensamento cristão.
Mas Lutero também esteve ligado à história mais negra da Alemanha, pois seus últimos sermões e escritos foram marcados pelo antissemitismo - algo que os nazistas usariam mais tarde para justificar sua brutal perseguição aos judeus.
Toda Matéria no Blog de Israel
Nenhum comentário:
Postar um comentário